17 de October de 2016
Em meio a um cenário de progressos e evoluções tecnológicas, os clientes estão cada vez mais exigentes, seletivos, sofisticados e com um alto grau de expectativas em relação ao atendimento, ou seja, ansiosos para que os problemas sejam prontamente atendidos.
Atrair e reter clientes pode ser uma tarefa difícil. Hoje, os clientes têm à sua disposição uma grande variedade de escolha de produtos e marcas, preços e fornecedores.
Não basta somente investir na melhoria da produção de bens ou serviços. É preciso apostar no atendimento, conhecer e satisfazer o cliente, pois consumidores exigem atenção.
E somente a Qualidade do Produto não garante fidelidade.
Pesquisas desenvolvidas sobre os motivos pelos quais clientes mudam de fornecedor mostram que quase 70% das razões não têm nada a ver com o produto ou serviço, mas com a qualidade do atendimento prestado.
20% deles mudaram de fornecedor pela falta de contato e atenção pessoal e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.
Apenas 15% dos clientes mudaram por ter encontrado produto melhor e somente 15% por ter encontrado produto mais barato.
No total, 30% mudaram de fornecedor por causa da qualidade do produto ou serviço.
É nesse contexto que inseridas num mercado competitivo, as organizações têm constantemente a função de suprir as expectativas do consumidor, para isso, devem estar atentas e preparadas para melhor atender e satisfazer os clientes.
A relação da empresa com os clientes deve ser a mais estreita possível. São eles a razão de existência da organização. Atendê-los da melhor maneira possível deve ser prioridade permanente.
O bom atendimento é responsabilidade de todos, porém, o colaborador, no contato direto com o cliente, é o principal responsável pelo sucesso do atendimento, por isso, é necessário dar condições para que a atitude receptiva, o interesse de atender bem o consumidor seja exercida, isto é, a empresa deve oferecer treinamentos para o desenvolvimento e comportamento dos funcionários, além de, habilidades e conhecimentos.
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